Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Strobing: O Novo Contorno


Meninas esqueçam o contouring! O Strobing veio substituir o Contouring em força. Desde o ano passado que as marcas nos tem apresentado looks muito naturais, iluminados e frescos, no que diz respeito à maquilhagem com o objetivo de parecer que não estamos a utilizar maquilhagem. Pondo de lado os contornos pesados e exagerados, que pessoalmente eu odeio, acho que dá um ar muito carregado e artificial ao rosto. Desculpem-me adeptas desta técnica!!


 Quais as diferenças?!
Tanto o contouring quanto o strobing criam volume através da utilização de vários tons aplicados em pontos chave. No entanto o contouring utiliza tons escuros para esculpir o rosto, enquanto que o strobing utiliza tons claros para evidenciar certos pontos do rosto, iluminando-os, acabando por dar um aspecto muito mais bonito, natural e luminoso. Esta foi a técnica que utilizei para a minha maquilhagem do baile de finalistas.

 Como fazer?

1º Passo: Hidratação
Não há pele luminosa e bonita se não a hidratarem bem, e isto não é só antes de colocarem a base mas sim todos os dias! Se só hidratarem antes de colocarem a base o que vai acontecer é que a pele como não está hidratada, vai absorver o produto todo e a quando colocarem a base vai ficar baça. Para complementar a hidratação, antes de aplicarem a base utilizei por um primer com um efeito iluminador, para potencializar o efeito de lumiosidade.
Produto aconselhado: Strobe Cream da MAC, este creme foi formulado precisamente para dar este efeito luminoso, hidratado, natural na pele, contém partículas iridescentes e antioxidantes que potencializam os efeitos da luz em todos os tipos de pele e em todas as condições de iluminação.

2º Passo: Colocação da base e corretor
Escolham uma base de cobertura leve e luminosa, as bases de alta cobertura são muito pesadas, acentuam-nos as linhas, fazendo exatamente o oposto do que pretendemos. Em relação ao corretor, optem por um tom mais claro que o vosso tom e apliquem-no abaixo dos olhos, queixo, testa, em cima do lábio superior e nariz (como vêem na imagem). Deste modo estão a criar pontos de luz no rosto.
Produtos aconselhados: Face and Body Foundation da MAC, esta é sem sombra de dúvidas a minha base favorita, apesar da textura aquosa, podemos ir construindo a cobertura da base, o efeito é bem natural e luminoso. A nível de corretores o melhor que já experimentei foi o Radiant Creamy Concealer da NARS.

3º Passo: Aplicar pó
É necessário selarmos todos os produtos que colocamos na face. Apliquem por tanto uma pequena quantidade, de pó nas zonas onde a maquilhagem tende a sair primeiro, abaixo dos olhos, na testa e no queixo. Optem por um pó translucido solto, além de ser mais fino, reflete a luz.
Produto aconselhado: HD: High Defidition Powder da Make Up Forever. O pó translucido queridinho de todas as makeup artists, dá um efeito realmente de alta definição. É perfeito para fotografia.

4º Passo: Iluminar
Apliquem iluminador nas áreas proeminentes do rosto como as maçãs do rosto, têmporas, arco da sobrancelha, cana do nariz e no canto interno dos olhos. Optem por iluminadores líquidos ou em stick, deste modo vão obter um look mais natural, menos pesado e de maior duração.
Produto aconselhado: High Beam da Benefit, Super Orgasm da NARS ou Whatt´s Up da Benefit. Todos tem uma tonalidade diferente, adequada a cada tom de pele.



Que tom escolher?!
Pele clarinha: iluminadores em tons pérola e champagne;
Pele morena: iluminadores dourados; 
Pele negra: iluminadores em tom bronze, devem evitar ao máximo tons com um subtom cinza pois vão apagar o rosto.