Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

19 lições que aprendi até aos 19 anos


É já amanhã!!! Os 18 passaram num abrir e fechar de olhos, e estou cada vez mais perto dos 20´s, o que me deixa um pouquinho assustada. As conversas com as amigas cada vez têm mais do "A vida passa a correr", damos por nós a ouvir músicas que marcaram o inicio da nossa adolescência, vemos fotos, relembramos as primeiras crushes, as séries da Disney que não perdíamos como é o caso da  Hannah Montana.
A verdade é que cada vez as responsabilidades são maiores, estamos a dois passos de entrar no mercado de trabalho e tempo livre cada vez é menor, o que me faz pensar se realmente estou a aproveitar a vida ao máximo. Aiiiii nostalgia da infância!!!
Este foi sem sombra de dúvidas o ano em que mais cresci. Foi um ano de muitas lições, começou com muitos baixos, muitas lágrimas, mas não podia estar a terminar de melhor maneira, nunca estive tão feliz como estou agora.

Neste meu último dia dos 18, venho partilhar algumas lições que fui aprendido ao longo dos anos, e especialmente ao longo do último ano. É sempre bom refletirmos sobre estes assuntos, vermos se estamos no caminho certo, relembrar os erros que cometemos de modo a não os repetirmos, penso sobre todos os sonhos que tenho, se tenho feito de tudo para os alcançar, onde podia trabalhar mais, de modo a evitar daqui a uns anos pensar "Se tivesse trabalhado mais... ".Os arrependimentos começam-se a evitar agora!!!

1: O amor próprio é sagrado e não é egoismo. O clichê " Se não te amares primeiro, ninguém te vai amar" é verdadeiro, ninguém quer uma pessoa insegura ao lado, para além disso, uma pessoa insegura vive das expectativas dos outros. Quando te amas com todos os teus defeitos conheces os teus limites, sabes realmente o que queres e não te submetes a várias situações desagradáveis.

2: Nada nem ninguém passa na tua vida por acaso. As pessoas das duas uma: ou te vão ensinar a não seres como elas, ou vão ajudar-te a seres uma pessoa melhor. Não vale a pena andarmo-nos a lamentar constantemente pelo que acontece de mau, no futuro provavelmente algo te vai fazer pensar porque determinada situação não correu como queriam.

3: Aprende-se mais pela dor do que pelo amor. Triste realidade, mas a vida é mesmo assim, às vezes é preciso mesmo batermos com a cabeça nas paredes para ver se aprendemos alguma coisa.

4: NUNCA mas NUNCA largar as amigas por um rapaz. Se o rapaz se lembrar um dia fugir, quem vai estar lá para segurar as lágrimas são as amigas. Como costumo dizer as amigas são as nossas verdadeiras almas gêmeas, rapazes são aquelas criaturas com quem nos divertimos e pode ou dar certo, casarmos e sermos felizes para sempre. Mas amigas... bem essas são mesmo para a vida,.

5: Podes fugir meses ou anos... mas quem tiver de entrar vai entrar na tua vida e não podes evitar. Há coisas para as quais tentamos e não arranjamos explicação

6: A busca da perfeição leva-te ao esgotamento psicológico . Nunca nesta vida vamos conseguir agradar a todos, ninguém é perfeito, o que agrada a uns, desagrada outros. Mal seria se as pessoas fossem todas iguais, o mundo seria aborrecido.

7: Nada do que possam falar ou pensar de ti te define. Quantas vezes não somos julgados por X ou Y?,  por exemplo: o facto de gostarem de moda não vos faz pessoas fúteis. As pessoas gostam de mexericos, de viver da vida dos outros, não vale a pena perderem o vosso tempo a preocuparem-se  com isso.

8: Pensar às vezes antes de falar. Aprender isto é um verdadeiro desafio para quem vive de emoções, como eu. Tudo o que dizemos pode das duas uma: reavivar ou destruir alguém, jamais vão poder apagar o que disseram e isso um dia pode virar-se contra vocês, pode também causar discussões e dramas totalmente desnecessários. Uma dica: se tiverem irritados, enervados ou chateados, não comecem logo a "disparar" tudo o que vos vêm à cabeça, tirem um tempo para vocês e reflitam e analisem tudo com calma.

9: Estar grata por tudo. Pelo bom e pelo mau, pelas grandes e pequenas conquistas. Isto é algo que sempre fiz, mas que cada vez valorizo mais, se nunca estiveram gratos pelas pequenas coisas, jamais vão dar valor às grandes. Felicidade e gratidão, estão de mãos dadas.

10: Não dar nada por garantido, nem me confortar em nada nem ninguém. Hoje estamos no topo, temos o futuro garantido, a verdade é que de um dia para o outro a nossa vida pode dar uma volta de 180 graus e ficamos sem "chão".

11: Eliminar pessoas tóxicas da nossa vida faz uma grande diferença. Pessoas tóxicas são todas aquelas que não trazem ou deixaram de trazer coisas positivas à vossa vida, pessoas que não vale mesmo a pena perder tempo, dediquem-se aquelas que realmente trazem algo de bom.

12: O sucesso e as oportunidades não estão em zonas de conforto. Temos tantos sonhos e ao mesmo tempo tantos medos, já repararam que o medo nos impede de viver tanta coisa?! O sucesso e o fracasso estão na mesma moeda. Às vezes é mesmo preciso arriscar, dar tudo de nós e acreditem que se trabalharem em algo de alma e coração não há forma de dar errado, sucesso, trabalho e sorte estão de mãos dadas, saibam aproveitar as oportunidades.

13: Somos capazes de mais do que aquilo que pensamos: Eu sei, outro grande clichê!!  A verdade é que passamos a vida com pensamentos negativos do gênero "Ah e tal, eu não consigo", "Eu nunca isto ou o outro" se pensaram que nunca vão conseguir, já é mais que meio caminho andado para não conseguirem, acreditem em vocês, contrariem todos esses pensamentos.

14: Para alcançarmos metas, temos de fazer sacrifícios. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa de sonhos, mas como tudo na vida exige tempo e trabalho e às veze é preciso sacrificar aquela saída à noite, para emagrecermos não devemos de comer x, y ou z...

15: Não julgar a dor ou o comportamento de ninguém sem conhecer as suas motivações.  Não julgar a dor, porque as pessoas sentem as coisas de forma bem diferente, quando estive na depressão o que mais ouvi foi: "estás mal por causa disso?!", e acreditem que ouvir isso é das coisas mais frustrantes do mundo. Não somos ninguém para julgar o comportamento das outras pessoas, que muitas vezes é influenciado pelo meio onde se inserem. Exemplo: sempre que pergunto a amigos meus o porque de  fumarem dizem-me algo do gênero "Comecei a fumar em festas ou na escola porque o grupo com quem estava fumava todo".

16: O conhecimento é a maior arma que o ser humano pode ter, e a ignorância o pior inimigo. Algo que nunca nos devemos de conformar é com o que sabemos, devemos de ter sempre vontade de saber mais, foi algo que a minha avó sempre me disse e faz questão de relembrar. Com a idade dou isto como uma verdade absoluta, nada pior que sermos ignorantes, falta de sentido critico, contentarmo-nos com tudo, sermos carneirinhos desta sociedade. Convém ter em mente que a competitividade dentro das empresas vêm cada vez mais deste conhecimento, estudem, leiam e queiram saber sempre mais!!!

17:Viver todos os dias, como se fosse o último dia da minha vida. Nunca deixar nada por fazer e dizer, valorizar todos os dias as pessoas que mais amo, mais do que lhes dizer mostrar-lhes o quanto estou grata por fazerem parte da minha vida. Viver e aproveitar ao máximo, fazer loucuras com "juízo", só vivemos uma vez e se vivemos, vamos viver com intensidade e aproveitar tudo ao máximo.

18: Quem te ama, vai dizer-te verdades cruas e duras, mas nunca te vai deixar. Por vezes custa ouvir muita coisa, parece que levamos uma grande chapadona, mas é algo que nos ajuda a valorizar muito as pessoas e a perceber quem são as pessoas que devemos de manter na nossa vida.

19: A idade é apenas um número. Não existe idade certa para fazer alguma coisa, ou para alcançar certa coisa, jamais devemos pensar que somos muitos novos ou muito velhos para algo. Se há alguém que me mostra isso todos os dias é a minha avó, sempre a par de todas as tecnologias, presente em todas as redes sociais e com uma perspetiva tão jovem da vida, acreditem que é algo que me inspira muito.

 Venham os 19!!!!