Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Redes Socias, Ansiedade Vs Realidade


O post de hoje vem a propósito de um desabafo de uma amiga: "É impossível não abrir o Instagram e não me sentir ansiosa a ver todas aquelas fotos perfeitas, corpos perfeitos, relações perfeitas..." isto gerou uma grande conversa, entre o nosso grupo .A verdade é que as redes sociais cada vez têm mais impacto na nossa vida, e têm mudado completamente a nossa maneira de nos relacionarmos, o que tem muito de positivo mas também de negativo nomeadamente o facto de cada vez vivermos menos e publicarmos mais.

Ouvir isto da boca de uma amiga minha, assustou-me, a única vez que tinha falado nesta questão foi numa conversa com duas bloggers, mas à partida é algo normal, afinal trabalhamos com isso, queremos sempre melhorar a qualidade no nosso conteúdo, e o Instagram é de longe a maior ferramenta que temos para a divulgação do nosso trabalho.

Depois de termos tido essa longa conversa, vim para casa a pensar, que se uma amiga minha, que sabe as lindas figuras que uma pessoa faz às vezes para tirar uma fotografia, imagino então a quantidade de pessoas que não sentirá isto, e a mensagem que os blogs acabam por transmitir: "Vida perfeita", "Ausência de problemas".

O mal das redes sociais é esse, as pessoas querem sempre mostrar o lado cor de rosa da vida, muitas vezes fazem-nos ver e desejar uma realidade que por vezes é falsa. Com isto estou a falar por exemplo, daquelas fotos lindas de sonho de casais que encontramos ao percorrer o nosso feed do Instagram, de mil e uma viagens que fazem, de raparigas com corpos esbeltos e definidos etc etc..

Em termos de relações, ao viverem a "realidade" do vizinho, deixam de aproveitar e viver a vossa, podendo mesmo dar cabo dela. O amor vai muito para além de qualquer foto postada numa rede social, do que qualquer volta ao mundo, quando vocês amam alguém até estar à porta de casa ao frio é bom, e jamais podem quantificar o quanto uma pessoa gosta de vocês por isso. Conheço muito bom casal que mostra um conto de fadas e no final aquilo não é nada.


Vidas e corpos perfeitos... Nós raparigas e as nossas inseguranças, nunca estamos satisfeitas com o que temos, se não temos peito é porque não temos peito, se temos peito é porque temos peito, se não temos aquele corpo digno de uma angel da Victoria´s Secret, não valemos nada... Estamos constantemente a tentar seguir padrões de beleza muitos deles quase inalcançáveis, não é por isso que vocês são mais ou menos bonita, do que vos vale terem um corpo perfeito se depois essa cabeça é oca ?! Para além disso existem muitas poses e ângulos que fazem as pessoas mais magras nas fotos, umas brincadeiras com a edição e a luz...Se quiserem mudar façam-no para o vosso bem estar, inscrevam-se no ginásio, façam umas caminhadas, não porque existe algo que diz que o bonito é "ser assim".

Vidas perfeitas não existem, todos nós temos os nossos problemas, os nossos dias menos bons, e claro que não gostamos de expor o nosso lado mais vulnerável. Afinal os melhores momentos não dão sequer para serem captados de tão especiais e espontâneos que são.