Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ode ao amor- Primeira Tatuagem


"L’amour est l’emblème de l’éternité, il confond toute la notion de temps, efface toute la mémoire d’un commencement, toute la crainte d’une extrémité."

("O amor é o emblema da eternidade, confunde toda a noção de tempo, apaga toda a memória de um começo, e todo o medo de um fim.")


Se há uns anos me falassem na possibilidade de fazer uma tatuagem certamente ouviriam um "nunca na minha vida", mas verdade seja dita, impossível já contar pelos dedos a quantidade de vezes, que disse nunca e acabei por meter o pé na poça. Uma pessoa cresce, os gostos e as vontades mudam,  desde o ano passado que tinha vontade de fazer uma tatuagem, no entanto por enorme que fosse a vontade, o medo falava mais alto, medo, pânico de agulhas e a aversão a qualquer tipo de dor, impossível também já contar pelos dedos a quantidade de situações complicadas que envolveram agulhas no hospital, como desmaios, crises de pânico e companhia limitada, um medo muito infantil, eu sei. Medo este que levou até anteriormente  a marcar e desmarcar por duas vezes uma tatuagem, também pela falta de confiança com o tatuador/a. Este medo era tão grande que quando avisei que ia fazer uma tatuagem ninguém acreditou, digamos que quando mostrei a tatuagem à minha avó, ficou em choque e não me falou durante um dia.

Até que na semana passada, bati o pé e meti na cabeça que estava na altura de finalmente as começar a fazer, nunca fui pessoa de me deixar levar pelo medo, e não ia ser agora que o iria ser,  comecei a procurar por uma tatuadora, que fosse de encontro ao estilo de traço que queria, algo mais contemporâneo, uma linha bem fina, coisa que aqui na "santa terrinha" não encontrava. Apesar de ser uma bem tatuagem simples e pequena, queria ter certeza que ficava como idealizava, ao contrário do cabelo, sobrancelhas, aqui não dá para voltar atrás, foi então que me sugeriram a Mariana, que além de tatuadora é ilustradora e foi a única que me conseguiu manter calma e serena do início ao fim. Se estava nervosa na noite anterior? não. 
A tatuagem foi feita na Pensão do Amor, e sinceramente o local não podia ter sido melhor.



Significado
Bem... como menina de atribuir significados a tudo e mais alguma coisa, a primeira tatuagem tinha realmente de ter um grande significado para mim. Apesar de ainda não ser a tão desejada tatuagem na costela, por dilemas de frase, foi um pequeno coração no pulso esquerdo, que, como clichê dos clichês,  significa amor. Sempre fui uma pessoa que acreditou muito no amor, na força do amor em todos os aspectos da nossa vida,  que o amor move efectivamente montanhas e há semanas numa saída de amigos entre conversas para espanto de toda a gente disse que já não acreditava no amor e isto não é coisa definitivamente de sair da minha boca.  
Estes dois últimos anos têm sido apesar de muitas coisas boas complicados, onde aconteceu muita coisa, que querendo ou não acabou por me afectar.  Queria que sempre que olha-se para a tatuagem me lembrasse daquilo que a Daniela de 17,18,19 anos sempre acreditou: que o amor é a maior força do mundo, que entre altos e baixos nunca teve medo de amar, que vive no limite dos 8 ou 80, que dá tudo de si em tudo o que faz, que não tem medo de sonhar, ir em frente, fazer por si, capaz de levar tudo e todos à frente quando quer algo e não deixar que ninguém lhe faça a folha no que toca aos seus objectivos pessoais/profissionais. A rapariga que acredita que a base para o sucesso é o amor por aquilo que fazemos. 
Amor próprio que tem de continuar a aprender a ganhar e mandar à merda  quem não lhe faz bem, parar de mover um mundo para quem não mexe um dedo, e todo o tipo de amizades tóxicas, amor próprio para reconhecer os seus limites, saber o que vale e não se comparar com absolutamente ninguém. E por fim amor como resposta ao ódio e amor para viver todos os dias como se fosse o último dia como a vóvó sempre me disse.

Dor
Isto da dor é muito relativo, afinal a tatuagem é bastante pequena e demorou qualquer coisa como 2 minutos a ser feita. Mas para meu espanto não doeu nada!! Nada de nada !!. O que para uma mariquinhas como eu, foi uma grande surpresa, fazer as sobrancelhas dói muito mais que isto, não tem comparação. De 1 a 10, dava 0. Até os arranhões do meu gato na brincadeira doem mais do que fazer  a tatuagem, o que me deixou muito sorridente e calma.


Considerações finais
Não podia estar mais feliz com a tatuagem, saí de lá com um sorriso de orelha a orelha, está super fitinha (mais do que aparenta nas fotografias), a cicatrização não podia estar a correr melhor, nada de vermelhidão, feridas, o que também está a ser uma grande surpresa, afinal esta pele é mega sensível e reactiva. Nada se compara à sensação de fazermos ou alcançarmos algo que queremos há muito tempo. Preparadíssima para fazer muito brevemente as próximas duas.