Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Uma portuguesa e dois franceses por Lisboa


O post de hoje é um bocadinho diferente do normal, não é sobre moda, viagens, desabafos ou beleza, venho falar-vos de uma das melhores experiências que tive nos últimos tempos: um jantar com duas pessoas que nunca antes tinha estado: dois turistas franceses. Para algumas das minhas amigas foi uma loucura para outras algo normal vindo da Daniela, para a minha família certamente uma atitude deveras irresponsável, para mim não foi nada mais nada menos que viver. Certamente será algo que vou recordar para sempre. Há muito que não me divertia assim.

A menos de um mês para voltar a Paris, estava no Instagram, quando recebo uma mensagem de um rapaz, a pedir-me dicas, locais a visitar em Lisboa, qual o meu espanto quando vejo que o rapaz vive em Paris, curiosamente estava em Lisboa nessa mesma altura. Loucura das loucuras acabamos por ir beber um copo ao Topo no Chiado, dar uma volta por Alfama, comer pasteis de nata, travesseiros de Sintra, Pão de Ló e jantamos no Café de São Bento, onde comemos aquele que dizem ser o melhore bife de Lisboa mais um amigo.

A regra de não falar com estranhos não é de todo para mim, adoro estar em contacto com pessoas novas, ouvi-las especialmente se forem de outros países, e sendo eu tão "apaixonada" por Paris, não podia mesmo perder esta experiência, foi algo que me enriqueceu bastante, que me fez questionar de muita coisa.
Quantas e quantas vezes não passeamos por Lisboa e somos completamente ignorantes em relação à sua história, tradições, e de repente somos confrontados com perguntas do género: "Quais as tradições?!", "Qual a Gastronomia?", "Porque é que existe uma igreja em cada esquina?". Perguntas complicadas, numa Lisboa consumida pelo turismo, nesses momentos foi como se voltasse atrás no tempo, e lembrei-me da criança de 4 anos que a caminho do infantário perguntava à vóvó, tudo sobre a história de Portugal, os reis, as dinastias, que passava os fins de semana a ver museus, visitar castelos...  lá respondi a todas as perguntas como a minha avó me fez há muitos anos.

Claro que também lhes fiz mil e uma perguntas sobre Paris, foi muito interessante ver a forma como dois jovens de 25 anos, que vivem bem no centro da cidade veem a sua própria cidade, saber os seus locais favoritos, a forma como fogem aos clichês turísticos da 3ª cidade mais visitada no mundo...

Chegamos à conclusão que tanto Paris como Lisboa estão totalmente consumidas pelo turismo, apesar de sermos uma geração completamente conectada, e querermos viajar um mundo, somos ao mesmo tempo tão ignorantes com as nossas raízes.
Quando é que foi a última vez que se perderam na capital? visitaram locais que fazem parte da nossa história, procuraram pelos restaurantes tradicionais, cheios de história?  Trocaram uns waffles, panquecas americanas ou macarons por uns ovos moles ou umas belas cornucópias recheadas com doce de ovo?

Tudo isto fez-me estar mais ansiosa para a aventura que ai vem, conhecer pessoas de outras partes do mundo nos hosteis, ouvir as suas histórias...