Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Itália: O que deves saber antes de ir


E começam aqui os roteiros (muito atrasados!!!) das últimas viagens!!!
Quem me acompanha sabe que em Setembro, meti-me em Itália sozinha durante 5 dias.  Milão por 24 horas, Verona por 24 horas e por fim Veneza por 48 horas. A aventura começou um dia antes, quando em cima da hora o meu voo de Paris para Milão foi cancelado e fui encaminhada para o Aeroporto de Barcelona e partir daí ir para Itália.

Que posso eu dizer de Itália??! Bem é mágica, rica em história, museus, monumentos, paisagens de cortar respiração, pessoas bem calorosas sempre prontas para nos ajudar... pizzas, gelados, prosecco...

  O mais engraçado foi ver a diferença entre as 3 cidades, que ficam a 1 hora de distância umas das outras. Milão é uma cidade cosmopolita, onde as pessoas vivem a moda de uma maneira brutal, as ruas parecem uma paserelle, vemos a malta a usar as ultimas coleções dos designers da cabeça aos pés, lojas de luxo e vintage por todo lado. Verona, por outro lado é bem mais rústica, as pessoas são mais simples, a cidade é linda, rodeada de vinhas e paisagens lindas, ícone do romantismo mundial, imortalizada por Shakespeare, cenário de Romeu e Julieta, foi a minha cidade favorita das três.
Veneza, misteriosa, romantica, absurdamente cara, linda de morrer, mas completamente consumida pelo turismo, foi a cidade que talvez mais me desiludiu e me deixou num "mix" de sentimentos. A cidade está tão consumida pelo turismo que é complicado vermos e sentirmos a sua essência entendem? Mas brevemente vou falar mais sobre isso.

Para começar esta série de posts, deixo-vos aqui algumas dicas e informações importantes se estão a pensar ir a Itália.

Quantos dias ficar?
Bem, isto depende muito da cidade que querem visitar, do que querem visitar, por exemplo Verona vi e visitei em menos de 24 horas, Milão a mesma coisa, no entanto tive pena de não ficar lá mais tempo para ir a imensos cafés, restaurantes nem percorrer imensas lojas vintage (coisas um bocado fora do típico plano turístico), Veneza também se vê em 24 horas, se quiserem podem ir a Burano como fiz... Se forem a Roma já aconselho no mínimo a ficarem 48 dada a quantidade de museus, monumentos para visitar.... ahhh e claro o Vaticano.

Como ir? 
Avião, é a maneira mais rápida de irem para Itália, aconselho-vos a irem ao skyscanner, porque conseguem comparar os preços das várias companhias aéreas, têm noção de como os preços são bem diferentes de um dia para o outro e assim apanharem bons preços.  Neste caso eu fui pela Vuelling a partir de Paris, paguei 17 euros e voltei pela Tap a partir de Milão por 25 euros, o que foi super barato.

Como nos deslocar de cidade em cidade em Itália?
A melhor maneira é de longe o comboio, a rede ferroviária em Itália é muito boa, os comboios são super confortáveis, têm Wi-Fi a bordo, e são sobretudo rápidos.  Aconselho-vos a comprarem os vossos bilhetes online com um mês de antecedência, apanham tarifas mais baixas do que se comprarem na hora. Os meus bilhetes ficaram a 10 euros tanto de Milão-Verona, quanto de Verona-Veneza. O onde comprei os bilhetes foi o Go Euro.

Alojamento
O meu conselho é optarem por um lugar no centro da cidade, poupam em transportes, passes de metro ou vaporetto se for o caso de Veneza. Este foi um grande erro meu em Veneza, o meu hostel ficava em Giudecca,  apesar de estar à frente da praça de São Marcos, a 3 minutos de distância de vaporetto, traduziu-se 40 euros de passe por 48 horas, uma vez que estava noutra ilha...


Clima 
Itália encontra-se dentro da área climática classificada como temperado Mediterrâneo o que significa que de maneira geral as temperaturas são amenas ao longo do ano, verão seco e inverno chuvoso. Claro que isto depende de região para região, no que toca a Milão, Verona e Veneza posso dizer-vos que se traduz em: Inverno muito, mas muito frio e Verão em muito, mas muito quente!
O ideal é mesmo irem em estações intermédias como é o caso da Primavera ou Outono.

Transportes dentro das cidades
A pé ou de bicicleta!!! Apesar de Milão ter uma excelente rede de metro e Veneza de Vaporetto, as cidades fazem-se bem a pé e valem a pena umas boas caminhadas, onde caminhar é respirar história, sem contar a beleza das ruas, paisagens, que não veem ao andar de metro. Esta é sem dúvida a minha forma favorita de explorar as cidades. Em Milão, fiquei fascinada quando estava a voltar do bairro de Navigli a pé para o hostel com as ruas, as lojas vintage, as pessoas, em Veneza perdi-me numa caminhada de 2 horas sem rumo, onde fui parar a várias galerias de arte com buffet aberto, onde usufrui de queijos, prosecco com habitantes da cidade, sem pagar nada , longe dos clichês turísticos. São estas pequenas coisas que levo na memória.

COPERTO e a supresa da conta
Aqui está algo que gostava de ter tido em mente antes de ir de viagem!!! Basicamente isto é uma "taxa de serviço" aplicada nos restaurantes ou café quando vocês consomem, não se deixem enganar como eu, quando me lambuzei toda em Verona com uma massa magnifica, a melhor que comi na vida, quando no final, quando me deparei com conta estavam lá mais 4 euros "caídos do céu"...
Este valor estava no menu em baixo com letrinhas pequeninas justificado pela "qualidade do azeite, talheres etc etc"... Este coperto pode ser camuflado como o famoso "couvert", chega-vos à mesa um pãozinho com manteiga, que neste caso são obrigados a pagar. 
Nem todos os estabelecimentos cobram esta taxa, mas perguntem sempre, não vão ter uma surpresa no final.

Comida
Pizzas, massas, risotto, gelado, tiramisù, panna cotta.... Os italianos sabem o que fazem e são mestres. Fiquei estupefacta com a qualidade e sabor da comida, sempre que penso nisso dá-me vontade de voltar só para repetir a dose. Se forem a Itália aconselho-vos mesmo a fazerem um mealheiro para comerem fora, vale muito a pena, são experiências que vos vão ficar realmente na memória. As pizzas são bem baratas e ricas em sabor. Em Verona comi a melhor massa da minha vida, em Milão os melhores gelados e em Veneza a melhor pizza.