Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Places: Tesouros da Arrábida



No post de hoje, venho-vos mostrar um pouco dos meus passeios à descoberta da Arrábida nos últimos tempos. A Serra da Arrábida, é um sítio que tem um lugar muito especial no meu coração, são várias as memórias que guardo de quando era criança, lembro-me de passar uns belos dias de praia com a minha mãe ou tia, passava horas na água, a tentar apanhar pelo menos um peixe dos vários cardumes que passavam por mim, mas nunca tive muita sorte.

Há dois meses,uma amiga, a Andreia, levou-me de volta a este sítio mágico, repleto de história, onde passaram vários povos desde o Paleolítico Inferior, onde terão sido produzidos os primeiros artefactos humanos utilizados na região. O povo romano, explorou os vários recursos marinhos, instalando centros fabris de salga de peixe e preparação de garum até ao povo árabe que construí-o várias fortalezas como por exemplo: a fortaleza de Sta. Maria da Arrábida, no Portinho.

 Podemos encontrar vários tesouros escondidos na serra, como é o caso do Palácio da Comenda e a Gruta da Lapa de Santa Margarida.

Palácio da Comenda

Depois da reconstrução, o palácio passou a ser propriedade dos Condes D´ Armand, amigos do presidente Kennedy, foi neste palácio que Jacqueline Kennedy, sua mulher, se recolheu com os filhos após o assassinato do presidente.
Hoje, o palácio, está completamente abandonado, infelizmente, as portas, janelas e vários azulejos estão partidos, no entanto continua a ser impossível ficar indiferente à beleza do palácio.
Localizado no Parque Natural da Serra da Arrábida, este palácio abandonado, foi noutra hora residência da mais alta Realeza Europeia, devido não só à sua beleza, mas sim à sua localização. Em 1848 foi vendido por D. Maria, Rainha de Portugal. No início do séc. XX, foi reconstruído, já no período do estado novo. O projeto esteve nas mãos do Arquitecto Raul Lino, considerado por muitos, o melhor arquitecto português do séc.XX
Depois da sua reconstrução, o palácio passou a ser propriedade dos Condes D´ Armand, amigos do presidente Kennedy, foi aqui que Jacqueline Kennedy, sua mulher se recolheu com os filhos após o seu assassinato.




Gruta da Lapa de Santa Margarida da Arrábida

Bem escondida, esta gruta fica a caminho do Portinho, é de fácil acesso, basta de descer uma escadaria situada ao lado de uma vivenda existente na estrada, que desce desde a encosta até ao mar.
Neste gruta podemos encontrar uma capela, onde esteve a imagem de Santa Margarida, apesar de ser um altar cristão, podemos encontrar varias imagens que fazem parte de rituais de feitiçaria e bruxaria.
A gruta é lindíssima, aconselho-vos a visitarem-na, e a sentarem-se nas rochas a ouvirem o som do mar, é algo maravilhoso.

´

Espero que tenham gostado do post. Em relação à localização dos sítios, aconselho-vos a pesquisarem no GPS do telemóvel, irão facilmente lá chegar!