Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dicas: Desintoxicar o organismo


Por vezes é complicado manter uma alimentação saudável, com um estilo de vida corrido, torna-se difícil resistir às tentações, consumimos alimentos industrializados, cheios de açucares e substâncias que não nos fazem nada bem ao organismo, pelo contrário.
A ingestão destas alimentos ricos em gordura e açúcar, contribui para o aumento de toxinas no organismo, sobrecarregando-o. Apesar do nosso corpo eliminar toxinas naturalmente, às vezes precisa de uma força extra.
Nas últimas semanas, tenho cometido alguns excessos, especialmente no fim de semana passado, no Porto, o meu corpo começa logo a ressentir, a pele começa a ficar baça, com borbulhas, fico inchada, passo o dia com a sensação de estômago cheio (no entanto passo o dia a comer...), sinto-me pesada, enfim... No mês passado desci um número de calças, gostava de o manter não é verdade?!

Há pequenas mudanças, que para além de desintoxicar o organismo, ajudam a diminuir a celulite, melhoram o aspecto da nossa pele e diminuem o inchaço.

Está na hora de desintoxicar o organismo dos excessos, aqui vão as dicas:

Cortar nos açúcares
Adeus alimentos processados e açucarados. Nada de refrigerantes, bebidas alcoólicas, lanches ricos em açúcar e doces. Optem por fruta, gelatina baixa em calorias, sumos naturais de fruta, de preferência feitos em casa, frutos secos...
O consumo de açúcar, além do elevado número de calorias e de contribuir para o aumento de peso, pode ser responsável pelo aumento do cansaço e falta de energia.

Beber água com limão
Algo que a minha tia sempre me chateou para fazer e realmente resulta! Encham um copo com água morna e limão de manhã em jejum, além de acelerar o organismo, ajuda a inibir os desejos alimentares e estimula o fígado de modo a que o organismo de livre das toxinas

Apostar em alimentos desintoxicantes
Beterraba, maçã, gengibre, brócolos, cebola, limão, spirulina, abacaxi são alguns dos muitos alimentos que ajudam a acelerar todo este processo.

Chás, águas e infusões
Os chás, água ou infusões são grandes aliados, na diurese, ajudando desta forma a eliminar as toxinas. Há chás e infusões que além da ação diurética, apresentam um efeito drenante. Estamos a falar neste caso, do chá verde e do chá de frutos vermelhos ou das infusões de hibisco, cavalinha ou dente de leão.

Praticar exercício
Aquela parte que quase nenhuma de nós gosta... Não é preciso corrermos uma maratona, mas o exercício acelera todo este processo, além de fazer bem não só ao corpo mas à mente, e se andarem a comer muito por causa da ansiedade, como eu, é remédio santo!!

As dietas baseadas em sumos detox, podem ser prejudiciais para a saúde, por isso é que não coloquei aqui, se estiverem interessadas numa dessas dietas, consultem sempre uma nutricionista.