Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Viajar Sozinha: Dicas, Vantagens...


Quem me segue pelo Instagram, já sabe há umas semanas, que daqui a menos de dois meses vou estar a viajar sozinha novamente, desta vez não só por Paris mas também para Milão, Verona e Veneza, três cidades que nunca fui anteriormente. Se existe uma pessoa que detesta estar muito tempo no mesmo local, sou eu , aborreço-me,  preciso de ver coisas novas, ter experiências novas, falar com pessoas novas, colocar a cabeça no lugar e nada melhor que uma viagem, para isso, especialmente antes de entrar na faculdade.

O porquê de ir sozinha de novo? Quando vamos acompanhados, querendo ou não temos a nossa liberdade condicionada, especialmente quando os nossos amigos não tem os mesmos gostos, que nós. Não iria colocar os meus amigos,  a visitarem museus de moda, fazerem uma tour pelas melhores pastelarias de Paris, e acordarem às 7 da manhã só porque eu quero ver o nascer do sol na Sacré couer, seria injusto e uma grande seca para eles.  No entanto em Janeiro vamos a Amesterdão.

Ao longo dos últimos meses, várias pessoas me perguntaram sobre isto do viajar sozinha, coragem, medos etc etc... Sinceramente é uma experiência que toda a gente deveria de ter, pelo menos uma vez na vida. Aqui estão algumas vantagens de viajar sozinha

Liberdade Total

A sensação de liberdade que sentimos ao viajar sozinhos é inexplicável mesmo, vamos para onde queremos, fazemos o que queremos, saímos e chegamos às horas que queremos, tudo depende de nós e somente de nós.

Conhecemos-nos melhor e ficamos mais exigentes e confiantes de nós mesmas.

Aprendemos que nós somos mesmo a nossa melhor companhia. O facto de estarmos sozinhos, longe de tudo faz-nos realmente pensar em nós,  ajuda-nos a perceber o que nos está a fazer bem e o que está a fazer mal, redefinimos objectivos, fazemos retrospectivas, ficamos a conhecer os nossos limites. Ficamos mais confiantes e exigentes connosco, com quem e com o que nos rodeia. Uma pessoa que viaja sozinha não volta a mesma.


Vivemos mais a cultura

Quando viajamos em grupo, normalmente "fechamos-nos" muito, vê-mos e visitamos todos aqueles "clichês" turísticos, comunica-mos só entre nós e deixa-mos de parte o mais importante: comunicar com os habitantes, tentar viver a cidade longe dos "clichês turísticos". Quando viajamos sozinhas, perdemos certamente mais tempo a comunicar com as pessoas, com os empregados do restaurante, do hotel etc etc.. Todas estas pessoas enriquecem-nos, são a nossa companhia, dão-nos dicas de locais a ir, coisas a fazer.  Não existem distracções, damos por nós completamente absorvidas no ambiente em que estamos, apercebemos-nos de pormenores e detalhes que talvez passagem despercebidos se estivéssemos a partilhar aquele momento com mais alguém.


A nossa maneira de levar e viver a vida muda

Isto foi algo que notei muito desde a minha ida a Paris sozinha. Comecei a viver mais para as experiências, comecei a preferir deixar de comprar tanta roupa, para investir em viagens, experiências , tenho mais certezas de que a vida é muito mais que trabalhar, pagar contas, que momentos e experiências como estas não tem preço.


Apesar de parecer muito independente sou uma pessoa muito carente, mas se querem viajar conhecer o mundo, não podem estar constantemente à espera das condições ou da companhia perfeita para o fazer, senão não vivemos é muito: "hoje posso, amanhã não sei". Se há algo que mexe comigo confesso que é dormir e acordar sozinha, mas se são como eu aconselho a irem para hosteis, hoje em dia têm excelentes condições, conhecem pessoas de outras partes do mundo, fazem churrascos, conversam, saem à noite... Apesar de adorar ter um apartamento só para mim ou um quarto de hotel para puder deixar as minhas coisas todas espalhadas, esta vai ser a minha escolha, para esta viagem.