Moda Consciente: Comprar menos e melhor
A velocidade e tempo de vida das tendências actualmente é assustadora. Hoje é moda, amanhã está mais que esquecido, traduz-se em roupa sem qualidade, produções em massa, vendidas a um preço baixíssimo, que se traduzem em condições de trabalho precárias, sem respeito pelos direitos humanos, a baixo custo, com materiais baratos, mas também em graves problemas ambientais e sociais. A moda é a segunda industria mais poluidora do mundo, logo a seguir ao petróleo, os culpados disto? Nós, sim nós, que estamos constantemente em busca das novas tendências, queremos comprar em quantidade, abdicamos totalmente da qualidade. A sustentabilidade não é apenas ambiental, mas social e económica, o nosso consumo tem consequências, consequências essas, que são totalmente esquecidas.
Há dois meses e pouco atrás dei por mim a olhar para o roupeiro e a pensar "Como é que tu dizes que não tens roupa e passas a vida a comprar?", isto com um armário cheio.... Se a pessoa usa tudo? Não, claro que não! Porquê? Porque comprou porque "estava barato"; "está na moda" e agora não se identifica nadinha... O que a pessoa tem em falta?! Básicos!!! Peças intemporais! O que a pessoa gastou?! muito dinheiro!
E como eu, existirão milhares ou até mesmo milhões de pessoas no mundo. Esta questão para mim, ainda me ficou mais na cabeça depois de ter visto o documentário "The True Cost", na Netflix, um documentário que mostra bem o impacto que este consumo louco tem a nível não só ambiental, mas social, as condições onde a roupa é produzida, a forma como a dignidade humana é violada, é algo assustador. O nosso "preço baixo", tem um custo elevado para aqueles que produzem a roupa, custando-lhes mesmo a vida em alguns casos...
A minha avó diz-me constantemente que há uns anos, comprava um casaco para durar uma vida... Hoje trocamos de casaco todos os anos e se conseguirmos comprar mais que um melhor, mais uma vez "o que é tendência hoje, está esquecido amanhã".
Com isto, uma das minhas metas não para 2019, mas para de futuro é simples: Comprar menos e melhor.
Com comprar menos e melhor, digo não só comprar em menos quantidade, mas apostar em materiais de melhor qualidade, como fibras sustentáveis, evitar ao máximo tecidos sintéticos, apostar em algodão 100% orgânico e apostar no Vintage. Se já foram a uma loja de segunda mão, de certeza que se depararam com sweats de malha sem qualquer tipo de borboto, em excelentes condições ou então t-shirts em excelente estado, sem a cor estar a desbotar... Hoje compramos uma sweat de malha nas fastfashion e passado uns dois meses já está cheia de borboto..... Porquê? porque a roupa antes era feita para durar uma vida!!!
Desafio-vos a fazerem o mesmo, comprem menos, gastem o dinheiro em livros, viagens ou simplesmente poupem!!!