Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dicas: Como planear uma viagem


Olá a todos! O post de hoje é sobre uma das minhas grandes paixões: Viagens! Se há coisa que gosto de fazer é planear uma viagem, adoro todo aquele processo de pesquisa, marcação de hotel, voo... No entanto há alguns pontos que temos de ter em atenção quando estamos a planear uma viagem. Vou dar-vos algumas considerações e dicas importantes neste processo

1-Façam um primeiro orçamento
Devem estar surpreendidos de a minha primeira dica não ser "escolham o destino"... Mas a escolha do destino é feita consoante o dinheiro que pretendem gastar. Se só tem disponíveis 500 euros.. não vão planear uma viagem a Nova Iorque, quando só o bilhete de avião ultrapassa esse valor.
Vejam quanto dinheiro querem gastar tendo em conta estes factores: Transporte, alojamento e a altura do ano em que pretendem viajar. Se quiserem gastar o menos possível a minha dica é: Não viagem em semanas perto de festividades e se for possível viagem em dias de semana.

2-Escolham um destino
A escolha do destino depende muito da personalidade de cada um e da experiência que procuram ter. Se procuram uma viagem mais cultural ou ficar de pézinho na areia, se querem frio ou calor. Ao escolherem um destino tenham em atenção algumas das burocracias associadas. Por exemplo se a vossa viagem não for na União Europeia tem de tratar do Passaporte, se forem para os Estados Unidos tem ter o visto. Informem-se bem!!! Mais vale prevenir do que remediar! Por fim comecem já a procurar as principais atrações, restaurantes e começarem já a fazer um roteiro.

3-Marquem voo
Agora vamos passar dos planos à ação! Se tiverem preferência por alguma companhia, basta irem ao site e marcarem o voo. Algo que eu tenho MUITO em conta na hora de marcar um voo é a questão da mala de porão. Nas companhias Low Cost, vocês pagam mais pela mala de porão, o que faz com que muitas das vezes não compense. Tenho amigos meus que pagaram mais 30 euros numa Low Cost do que pagariam se tivessem viajado pela TAP por causa desta situação. Há sites que nos permitem visualizar as datas com voos mais baratos, oferecendo várias opções para o mesmo voo como: SkyscannerRumbo,eDreams,Momondo...

4-Escolham o alojamento
A escolha do alojamento vai do gosto de cada um. Existem hotéis e apartamentos para todos os preços dependendo da capacidade, localização. A única vantagem que o apartamento pode ter em relação aos hoteis é a flexibilidade a nível das refeições, se estiverem em dieta não correm o risco de se perderem em tentações no que toca ao pequeno almoço.

5-Façam um segundo orçamento
Pesquisem, pesquisem, pesquisem, de modo a terem ideia de quanto vão gastar enquando lá estiverem, procurem preços dos restaurantes, museus, táxis, metro, lojas a que querem ir.... Fazer isto deu-me muito jeito na minha ida a Paris no início desta ano, já tinha ideia de quanto ia gastar nas pastelarias e não ficar chocada!

6-Façam um roteiro
Peguem num mapa, numa folha e numa caneta!!Está na altura de organizar as coisas de forma a poupar tempo!!! Neste roteiro devem incluir todos os sítios que querem visitar!!Organizem o roteiro por zonas e dias! Vão ver que isto vai ser uma mais valia. Caso não queiram ser vocês a fazer o roteiro de raiz, procurem na net, há imensos sites que contém este tipo de informações de acordo com o número de dias da viagem.

7-Tratem do Seguro de Viagem e se for necessário da consulta do Viajante
Pensar que azares só acontecem aos outros não é muito boa ideia, mais vale prevenir do que remediar. Imaginem que por alguma razão perdem o voo, a mala, são roubados, são hospitalizados...O seguro de viagem poupa muita dor de cabeça, o seguro cobre todas as despesas. No caso da consulta do viajante é uma grande mais valia pois o médico informa-nos em relação às vacinas que devem ser tomadas, por exemplo se formos a algumas regiões da África ou da Ásia de modo a evitarmos epidemias e aconselha-nos em a algumas precauções.

8-Tenham atenção ao clima
Aqui pesquisem bem sobre esta questão, tentem ler na net alguns testemunhos, conselhos do que deverão de levar e lembrem-se os 2ºC que fazem em Lisboa são BEM diferentes dos 2ºC que fazem em Paris por exemplo... Aprendi isto por experiência própria e não foi lá muito agradável, apesar de ter dois casacos (um deles de pêlo), três camisolas de malha, collants, gorro e luvas passei mal...

9-Façam uma lista do que precisam
Isto é algo que faço sempre!!! Se há coisa que me irrita é chegar a um lado e ver que me esqueci de algo, isto vai dos cremes, roupa até à maquinas fotográficas, carregadores etc etc... Ao fazerem uma lista além de evitar esquecimentos, evitam excessos, organizem os vossos outfits, equipamentos eletrônicos, se querem comprar um perfume, cremes, produtos de maquilhagem então evitem levar daqui, só vão contribuir para pagarem excesso de bagagem (fala a voz da experiência).

10-Façam a mala
Aqui tens de ter atenção se tens mala de porão ou não. Se não tiveres tens de ter atenção à quantidade de líquidos e aerossóis que levas na mala dadas as medidas de segurança. Em relação a este aspecto o melhor é verem na vossa companhia aérea.

11-No aeroporto
Vão com antecedência, não se esqueçam que tem de fazer check-in, controlo de segurança, distâncias até às portas de embarque. O meu conselho é irem duas/três horas antes, se se despacharem rápido aproveitem as lojas Duty Free.

12-Divirtam-se
Esqueçam as vossas preocupações e aproveitem ao máximo a viagem, viajar é a melhor forma de abrirmos a nossa mente, de enriquecermos enquanto seres humanos, procurem aprender o máximo que conseguirem sobre as outras culturas, apreciem as obras de arte, saboreiem a gastronomia e aproveitem que a vida é muito curta!