Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Favorite Places: L´Éclair


Bonjour, bonjour!!!

Há sítios que tem o nosso coração, simplesmente porque tem a capacidade de nos levar de volta, a um lugar onde fomos muito felizes, um lugar onde guardamos memórias e experiências inesquecíveis. Posso-vos dizer que a L´Éclair para mim, é uma viagem de volta a Paris. Aqui podemos sentir uma explosão única de sabores na boca, podemos encontrar o requinte, elegância e delicadeza da pastelaria francesa. Admito que foi impossível conter as lágrimas no canto dos olhos a primeira vez que visitei a L´Éclair (sim estou mesmo a falar a sério!!!), trouxe-me memórias de momentos tão especiais ao lado de duas amigas que adoro e o equilíbrio único de sabores da pastelaria francesa levou-me de volta à Ladurée dos Champs-Élysées.
Esta pastelaria fica localizada no Saldanha em Lisboa na Avenida Duque de Ávila.


Talvez já conheçam estas duas carinhas do programa da Sic "Best Bakery Portugal". É verdade a L´Éclair está nomeada para a final do programa. Esta patisserie française abriu em 2014, pelas mãos destes dois jovens empreendedores o João e o Matthieu. Estes dois amigos que resolveram arriscar tudo e vir para Portugal realizar um sonho: abrir uma pastelaria. Ambos aliaram os seus conhecimentos o João pela sua formação em pastelaria e o Matthieu pela sua formação em Marketing. Todo o staff é muito simpático, atencioso, está sempre disponível para vocês, nem que seja para vos ajudar a escolher (acreditem que é tarefa difícil). É impossível não se sentirem bem, estão sempre de braços abertos e com um sorriso na cara.


São inúmeras as variedades de éclairs que podemos encontrar, desde doces a salgados. Os Éclairs salgados são feitos com a mesma massa dos outros no entanto não tem açúcar, estes são cortados ao meio e recheados com salmão fumado com creme mascarpone e lima ou com magret de pato com pinhões e maçã golden por exemplo, são uma excelente opção para o almoço.
A carta de Outono/Inverno 2016 veio acrescentar oito novos éclairs : Cappuccino, Cheesecake, Tatin, Tainori, Saint-Hornore, Framboise-matcha, Foret-Noire e Nougat.
Para além de éclairs podemos encontrar: pain au chocolat, croissants, macarons e outras iguarias da pastelaria francesa.



Ontem pedi um Framboise-matcha. Este éclair é constituído por um creme de framboesas, uma cobertura de chocolate branco,um macaron e bolo matcha (chá verde em pó). Estava uma delícia, o equilíbrio proporcionado pelo contraste do ácido da framboesa e o doce do chocolate branco com o  matcha é algo único. Para acompanhar pedi um Cappuccino.
A nível de preços estes variam entre três e os cinco euros, dependendo do que pedirem, acreditem que vale cada cêntimo. Todos os ingredientes são biológicos, não há nada de ingredientes industrializados. 
A L´Éclair tem como prioridade oferecer os melhores éclairs da cidade! 


Se acham que dono que é dono não trabalha.. Enganam-se! O Monsieur Croiger faz questão de estar em contacto permanente com o cliente. Acreditem que isto faz muita diferença enquanto consumidor, ter alguém que para além do lucro se preocupa com o nosso bem estar, faz questão de saber se está tudo bem connosco e dar uns dois dedos de conversa.

(Fotos tiradas por mim)

Aconselho-vos do fundo do coração a visitarem a L´Éclair e a provarem as pequenas maravilhas na pastelaria francesa. Acreditem que se vão sentir muito bem no espaço, com uma decoração minimalista bem luminosa, bem ao estilo parisiense!!!


Morada: Avenida Duque de Ávila nº 44, Lisboa
Horário: De Terça a Domingo das 07:30-20:00