Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Porque devemos de usar Água Micelar?



 Se há produto que não dispenso na minha rotina diária de pele é a água micelar. O meu dermatologista há um ano e meio aconselhou-me a sua utilização, dada a sensibilidade, reatividade e intolerância extrema da minha pele. Neste momento é um produto que a minha pele já não consegue viver sem, acabando por substituir o tônico e os típicos desmaquilhantes.
Nos últimos anos 3/4 anos temos ouvido muito falar nisto da água micelar, está presente em supermercados, farmácias, perfumarias... No entanto ainda pairam muitas dúvidas sobre esta água milagrosa, que eu espero esclarecer.


Afinal o que é água micelar?

A água micelar é um produto cujas propriedades dispensam um uso de desmaquilhante e tónico. A diferença da água micelar para esses produtos é o facto dela não ter na composição qualquer produto químico, não causando irritação na pele, nem contem óleo na sua composição, ao contrário dos típicos desmaquilhantes, que são um GRANDE inimigo de uma pele com tendência acneica. O que acontecia com a minha pele quando usava desmaquilhantes, tanto em espuma, leites e óleos desmaquilhantes por muito que fossem para pele sensível e com acne, a minha pele não aguentava, ficava irritada vermelha, e no caso dos óleos, cheia de borbulhas!!!Além de limpar a pele, ajuda na sua hidratação!

Como age a água micelar na nossa pele?


  A nossa pele está diáriamente exposta a agentes físicos e químicos que acabam por a "poluir" e obstruir os poros. A água micelar é uma solução de limpeza que contém moléculas com propriedades lipofílicas e hidrofílicas (são solúveis em lípidos e água) que fazem com que esta consiga absorver as partículas de sujidade eliminando-as. Além da água, esta pode conter outros produtos como zinco, e extratos botânicos, com uma determinada função, consoante o tipo de pele.

Como escolher a água micelar ideal?

A água micelar é um produto que dá para todos os tipos de pele, no entanto as marcas começam a ter uma água para cada tipo de pele. A escolha pode ser feita por ai...No entanto posso dizer-vos que, a minha pele é uma pele oleosa, sensível e desidratada. No entanto a água micelar que me dei melhor foi a Hydrabio H20 da Bioderma, para pele desidratada.

Como aplicar?

Tal como um tônico a água micelar deve ser aplicada com dois discos de algodão. Pode ser aplicada no rosto inteiro e no contorno dos olhos. Apliquem a água até os discos virem completamente sem qualquer tipo de produto ou sujidade.

Qual a minha preferência?

De todas as águas que experimentei a minha favorita é sem dúvida a Hydrabio H20 da Bioderma, no entanto já utilizei as outras duas da marca: a Sensibio H20 e a Sébium H20
A nível de supermercado, experimentei a Água Micelar da Garnier, posso-vos dizer que é bastante parecida à da Bioderma, no entanto a da Bioderma, retira mais facilmente a maquilhagem, não havendo a necessidade de passar tantas vezes o algodão e de certo modo provocar irritação na pele.
Também experimentei uma para pele sensível com rosas da Nuxe, no entanto não vale o preço não vos aconselho a comprar.
As águas da Bioderma, podem encontrar em farmácias e a da Garnier em hiper e supermercados.

Deixo-vos aqui algumas das águas micelares que estão presentes no mercado: