Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Guia Básico Para A Sobrevivência Baile de Finalistas: Maquilhagem



O Baile de Finalistas é talvez um dos momentos mais especiais e marcantes da nossa vida, fechamos um ciclo e algumas das decisões mais importantes da nossa vida começam aí: Que curso na faculdade escolher, ir para a faculdade ou ir trabalhar, ficar a fazer uma melhoria de nota, fazer um ano de pausa  entre o secundário e a faculdade para viajar, trabalhar ou tirar a carta são algumas das questões que nos passam pela cabeça.

Nós raparigas normalmente, ansiamos por este dia, desde que entramos na escola ou então no secundário, vestir-nos como princesas, andar em busca do vestido perfeito, afinal é o vestido mais importante da nossa vida, a seguir ao de casamento, perdemos horas e horas em busca do penteado e da maquilhagem perfeita, bem, falo pelo menos por mim, que mal chegou o 12º ano só pensava no baile!!!

Uma vez que os vestidos nesta altura já estão decididos e comprados, venho ajudar-vos em relação à questão da maquilhagem. Todas nós, queremos estar no nosso melhor neste dia, e por vezes existem várias questões que nos passam pela cabeça: "Fazer a maquilhagem em casa ou recorrer a uma maquilhadora?", "Maquilhagem leve ou marcante?!" "Se fizer eu a maquilhagem a que produtos devo recorrer?!".

Maquilhagem em casa ou recorrer a uma maquilhadora?!
No que diz respeito à maquilhagem, eu optei por ser eu a fazer, o dinheiro que ia gastar numa maquilhadora, comprei os produtos, já tinha feito alguns Workshops com a M.A.C e com  a Bobbi Brown, o que me facilitou o trabalho. Não optei por fazer num cabeleireiro ou até mesmo numa perfumaria da zona, porque muitas pessoas não tem o curso de maquilhadora, têm leves noções, usam produtos que não são de todo adequados à cliente, enganam-se no tom da base, exageram demais, como aconteceu com algumas colegas minhas. Eu quis logo livrar-me dessas surpresas e stresses.

Maquilhagem natural ou intensa?!
Este é capaz de ser o nosso maior dilema! O segredo está no equilíbrio, "menos é mais", a maquilhagem deve de valorizar os nossos pontos fortes e não nos dar um ar de mulheres de 50 anos, deve de ser leve e sofisticada. Se optarem por um esfumado mais intenso, optem por uns lábios nude

Quais os essenciais?!

  • Primer de rosto e olhos
Estes dois fazem toda a diferença no que diz respeito à duração da maquilhagem e deixam a pele pronta a receber todos os produtos, criando uma barreira entre a nossa pele e os produtos, fazendo por exemplo que a nossa pele não absorva a base. Existem primers de rosto corrigem algumas imperfeições, fecham os poros ou fazem até com que a pele fique mais luminosa. É tudo uma questão de verem qual é o mais adequado para vocês.
As sombras em creme são excelentes primers de olhos.

  • Base e corretor

Em relação à base, testem-na sempre, nunca comprem uma base mais escura, e cuidado com as luzes da loja!. Coloquem sempre a base na linha do maxilar, e olhem-se à luz natural, é mesmo a melhor forma de verem se o tom e o subtom da base estão corretos. Em termos de cobertura da base, optem por uma base leve. que dê para ir construindo camadas, luminosa, a Face and Body da M.A.C é uma excelente escolha, é a minha base de eleição.
Em relação ao corretor, aconselho-vos a escolher um tom abaixo do vosso, para iluminar a zona abaixo dos olhos.
  • Sombras 

É uma questão de gosto pessoal, mas aconselho-vos a não se aventurarem demais no que diz respeito às cores, os dourados, castanhos, rosas queimados, bronzes são excelentes opções, se quiserem intensificar o olhar, esfumem um pouco de sombra preta no canto externo do olho. Não precisam de investir em grandes paletas, usem aquilo que têm em casa e sabem que resulta.

  • Blush, iluminador e bronzer

Estes três são fulcrais para dar luminosidade e dar um tom saudável ao nosso rosto, especialmente se são branquinhas como eu. Em termos de Bronzer, aconselho-vos o Hoola da Benefit, é maravilhoso e conjugado com o blush New Romance da M.A.C e o iluminador Super Orgasm da Nars fica qualquer coisa de outro mundo.
 A paleta Face and Form da Sleek  é uma excelente opção, acabam por ter os três produtos numa só paleta. Não exagerem em nenhum destes três, vão parecer manchadas ou uma bola de espelhos nas fotografias!

  • Rímel e lápis ou eyeliner
Rímel, lápis ou eyeliner à prova de água por favor!!!! Mais vale prevenir do que tentar remediar a situação, de ficarem um panda quando vos entregarem a faixa, ou quando virem o vídeo da turma. Se não são muito fãs de eyeliner líquido, aconselho-vos o Highliner Gel Eye Crayon da Marc Jacobs, é basicamente um eyeliner em gel, em formato de lápis, a aplicação é igual ao de um lápis, é à prova de água e a duração é qualquer coisa de outro mundo.

  • Batom
Foi o que mais me deu dor de cabeça a escolher, acabei por usar um que tinha em casa, o Kiss Kiss Bang Bang da Marc Jacobs. Arrependo-me de não ter usado o Oxblood da Burberry que tanta gente me aconselhou acabava por me ter dado um toque de irreverência ao look e contrastado com o vestido. Se o look for neutro, podem arrojar no batom e optar por uma cor marcante, como o vermelho, tentem sempre ter um equilíbrio com os olhos. 
Não se esqueçam de delinear os lábios com um lápis de lábios, além de fazer com que a duração do batom seja maior, vai dar a ilusão de que os vossos lábios são maiores.

Algumas Sugestões: